Blog

Adega em casa

Por Laysa Nogueira em 13/02/2023
Adega em casa

freepik

Quem nunca pensou em ter uma adega no conforto do seu lar?

Combinar os diferentes tipos de vinhos para agradar as visitas e ainda ter um espaço lindo e decorado de acordo com os gostos do proprietário não é uma missão impossível.

Vamos te dar as principais dicas para escolher uma adega perfeita para o seu imóvel.

A adega é um espaço destinado ao armazenamento de vinhos para manter a temperatura, fermentação e sabor da bebida.

Seja na cozinha, sala, escritório ou em um espaço destinado especialmente para isso, a adega é a aposta perfeita para quem deseja um ambiente sofisticado e moderno.

 

Como ter uma adega em casa

Primeiramente é necessário conhecer os tipos de adegas disponíveis para então encontrar a que melhor se adeque ao espaço que foi destinado no cômodo.

Adega passiva

Inspirada nas caves francesas, essa versão não utiliza nenhuma tecnologia para conservar o vinho na temperatura ideal, dessa forma, não há oxidação do mesmo.

Para isso, ela é construída em um ambiente que conta com resfriamento próprio, mais especificamente, as leis da física fazem com que isso aconteça.

Tendo como vantagem o fato de não depender de energia elétrica, as prateleiras conservam os vinhos durante anos apenas mantendo a porta do cômodo fechada.

Além de ser econômica, a adega passiva é um charme para sua residência, afinal, as caves francesas são refinadas e agregam valores históricos.

Lembre-se, na hora de construir a adega, é necessário escolher uma área que tenha luz e umidade controladas. Também é importante lembrar que os espaços livres de trepidações são os melhores, uma vez que na maioria dos casos os cômodos estão no subsolo.

Adega com compressor

Muito parecida com a adega termoelétrica, a adega com compressor utiliza o compressor para resfriar o ar na parte interna, dessa forma, os nichos que seguram os vinhos são refrigerados e mantém a garrafa gelada.

Essa adega também tem uma vantagem muito grande que é a de manter a temperatura interna sem sofrer variações do tempo e estação. Também é possível regular a quantos graus celsius pode ser feito o armazenamento.

Com uma capacidade maior de armazenamento, essa forma de armazenamento é um pouco mais cara que a adega termoelétrica, justamente pela forma com é refrigerada e o espaço disponível para os vinhos.

Sua maior desvantagem são os ruídos. Por conta do compressor, assim como um refrigerador comum como uma geladeira, a adega também produz ruídos.

Adega termoelétrica

Sendo a mais procurada, a adega termoelétrica é a mais comum em residências. Esse modelo utiliza energia elétrica para controlar a temperatura e a umidade dos vinhos.

Sua maior vantagem é a economia de energia e a facilidade em deixar os vinhos resfriados. Essa opção também é menor que as outras e em cômodos pequenos não ocupa muito espaço.

Sem ruídos, o resfriamento é feito de forma silenciosa, porém, para quem deseja armazenar muitas garrafas de vinho, a adega termoelétrica não é muito vantajosa, pois seu gabinete é menor que o das outras adegas. 

Deseja ter uma adega em casa, mas ainda não tem um imóvel? Entre agora em contato com a Senzano e conheça nossa carteira de imóveis.

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..